domingo, 21 de agosto de 2011

Steven Jobs

Empresário norte-americano, Steven Paulis nasceu no dia 24 de Fevereiro de 1955, na Califórnia, e foi adoptado, com um ano de idade, pelo casal Paul e Clara Jobs. Com apenas treze anos de idade, Steven demonstrou o seu interesse pela electrónica trabalhando em part time na Hewlett-Packard. Aos dezasseis anos, conhece na mesma empresa o seu amigo e, mais tarde, sócio Steve Wozniak.

Em 1972, após concluir os estudos, equivalentes ao ensino secundário do sistema de ensino português, ingressou em Reed College (Portland) para estudar Filosofia. Devido ao seu interesse por electrónica, desistiu do curso e foi trabalhar para a Atari Inc. como designer de jogos para computador. A partir daí, o seu interesse pela electrónica começou a amadurecer e, em 1976, fundou com Steve Wozniak a Apple Computer Co., que funcionou primeiramente na garagem dos seus pais. No ano seguinte, foi lançado no mercado o computador Apple II, com 4k de memória, utilizando como monitor um aparelho de televisão. Foi o primeiro computador pessoal de grande divulgação.

Em 1984, a empresa de Jobs e de Wozniak lançou o Macintosh, que introduziu o uso do rato (inventado, em 1959, por Doug Englebart) nos computadores pessoais.

Em 1985, Steven Jobs recebeu das mãos do Presidente norte-americano o prémio National Technology, como reconhecimento pelo seu trabalho pioneiro na área tecnológica. No mesmo ano, demitiu-se da empresa, juntamente com outros programadores, e montou a Next Inc.

No ano de 1986, Jobs adquiriu a divisão de computadores da Lucasfilm, Ltd. e criou a Pixar Productions, uma empresa de animações por computador, tendo produzido em 1995 o filme animado Toy Story.

Em Fevereiro de 1997, a Apple Computer comprou a Next e contratou Jobs como consultor em part-time. Em Setembro do mesmo ano, foi nomeado Presidente e Chefe Executivo interino da empresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário